ALGO MAIS

  Quando as crianças saírem de férias
Rose Militão*

Junho nos traz festas caipiras, comemorações de Santo Antonio, São João e São Pedro, que nos levam a deliciosos encontros com pessoas queridas ao redor de uma fogueira com milho e batata doce assados, canjica, pamonha, paçocas, roupinhas de chita, “chuvinhas e traques” soltos pelas crianças, chapéu de palha e muito forró – de preferência aqueles autênticos “pé-de-serra”.
Junho também nos lembra, lá nos últimos dias, as férias escolares das crianças. Casas e apartamentos ficam envoltos a espontâneas gargalhadas, choros, bicicletas, patins, bolas, brigas intensificadas entre irmãos e entre seus amigos, além, é claro, da quantidade de guloseimas que devem ser provisionadas para as crianças nesse período das férias. Parece que toda rotina alimentar muda – o paladar das crianças também fica de férias: nada de arroz, feijão e bife! Elas querem mesmo é brigadeiro saboreado na panela, pipoca, sanduíches, cachorros quentes, brownies, sorvetes, balas e tudo o mais que se puder inventar... ufa!
Tudo seria mais fácil se você estivesse em casa para administrar toda a energia que é exigida quando as crianças entram de férias, principalmente nessa paradinha do meio do ano. O que fazer, uma vez que “papai e mamãe’ continuam a sua rotina, o mundo do trabalho requer um grande esforço e dedicação e não dialoga quando você não dá o seu melhor. Há, portanto, a necessidade de “jogo de cintura” dos pais e até mesmo dos irmãos mais velhos, que devem ser chamados a colaborar no cuidado dos mais novos, para que essa parada das férias escolares seja a mais harmoniosa possível.
Pensando nisso, resolvi presentear às amigas (e amigos) do Batom & Algo Mais com algumas dicas para fazer desse período um tempo prazeroso com seus fihos e, de quebra, ajudar ainda mais na harmonia da casa. Mãos à obra! Use e abuse da criatividade.

ACAMPAMENTO EM CASASe você tem quintal, a idéia é convocar todos a dormir fora, em barraca. Pode-se, também, construir uma cabana com lençóis, na varanda do apartamento ou na sala. Esse gostoso “trabalhão” deve ser feito com a ajuda das crianças. Elas vão adorar!

CORRIDA DA ARRUMAÇÃOApito e tempo cronometrado. O prêmio é levar todos à sorveteria, para deliciarem-se à vontade ou pode ser feito na cozinha de casa mesmo, enquanto as próprias crianças organizam a bagunça dos brinquedos.

DEITAR OLHANDO ESTRELASDe novo um lençol no quintal ou varanda e todos olhando para o céu, procurando encontrar as Três Marias ou o Cruzeiro do Sul. Além disso, todos podem brincar de “Continue Minha História”: alguém inicia uma história inventada e depois o outro dá continuidade. É divertido.

23 DIAS DO ABCPara cada dia da semana, atividades relacionadas às letras do alfabeto. Exemplo: letra A – “O dia será de ALEGRIA”. Verificar com os filhos qual atividade será mais apropriada. Se existirem filhos na pré-adolescência, pode-se dividir a coordenação com eles. A cada dia, portanto, deve-se reunir a “tropa” e decidir o que será feito de acordo com a letra do alfabeto daquele dia e quem será o Chefe.

JANTAR TEMÁTICOSugestões: do avesso, do ridículo, colorido, anos 60, etc. Preparar o cenário, cardápio, músicas. Em tudo isso, envolver as crianças e... boa diversão!

CINE FAMÍLIAApresentar três alternativas de filmes. Fazer a votação e confeccionar com as crianças o convite. Vale trazer os amiguinhos para a sessão pipoca. A bagunça que ficar no final, todos ajudarão a limpar e organizar. Colocar balas, pipocas, chocolates, refrigerantes aos alcance de todos e... boa diversão!


Espero que você possa aproveitar essas sugestões, assim como implementá-las. Na próxima semana trarei mais dicas: serão para aqueles pais que pegam a estrada com as crianças.
Acesse o nosso blog ou envie e-mail - será um prazer receber o seu contato, para compartilhar idéias do que fazer quando as crianças saírem de férias!
Rose Militão é casada, tem dois filhos, escritora, psicóloga (terapeuta familiar) em Fortaleza e Tianguá. Autora (em parceria com Albigenor Militão) do livro “Toque de Afeto na Família”.
rosemilitao@imagemdominio.com.br


                      Escolha gostar de você

“Nada é mais importante do que conhecer a si mesmo. Depois que consegui saber o que queria e me livrar do que não queria, reconciliei-me comigo mesmo e aprendi a viver em paz em minha própria companhia.”
Anwart Sadat

EXISTE um texto, que gostamos muito, e que começa com uma pergunta um tanto intrigante: “Se não gostas de ti, quem irá gostar?” Iniciamos, então, esta reflexão convidando você para se encontrar com uma pessoa muito especial, uma pessoa que, às vezes, você não dá tanta importância para ela, não acha tão legal. Às vezes você até pensa que ela não é tão inteligente, que não é competente, que não pode conquistar nada. No entanto, essa pessoa é muito importante. Você precisa se encontrar com ela mais vezes, estar mais em contato com ela e perceber o quanto é especial e quanto valor ela tem! Essa pessoa é... você.

ESCOLHA, portanto, GOSTAR MAIS DE VOCÊ! Tem um ditado popular que diz: “as pessoas só dão aquilo que têm”. Portanto, como você pode transbordar amor, afeto, carinho, entusiasmo, companheirismo pra’s outras pessoas, se você não nutre isso por você?! Olhe-se no espelho e diga: “Eu sou especial!” Comece gostando da sua imagem refletida. E você pode refletir o melhor. Isso é auto-estima.

VOCÊ já pensou que a roupa que escolhe para sair caracteriza o seu estado de espírito? O jeito de você chegar e falar com as pessoas pode ser marcante - pra melhor ou pra pior? O que você oferece para o outro é o que você tem em você: um sorriso, uma palavra de estímulo, um elogio, um agradecimento, um olhar. Mas, para fazer isso, para ter atitudes assim para com os outros, é preciso acreditar que você tem e pode oferecer isso. Levantar os ombros, olhar firme para frente e para as pessoas, fazer o seu trabalho e as coisas que você gosta com prazer e entusiasmo, olhar-se e ver-se um ser Filho de Deus – dá pra não gostar de alguém assim? Pois é, esse alguém é você.

NO seu dia-a-dia, contagie, com a sua auto-estima, as pessoas que convivem com você. O amor que você sente e tem em você pode ser dividido com outras pessoas. Curta mais o prazer de se maquiar, cuidar dos cabelos, tomar o seu banho demoradamente (e cantarolando), escolher a sua roupa predileta e sentir-se bem nela, barbear-se, ajeitar a barba, curtir os seus sapatos, sorrir pra você, manter as unhas cuidadas, ouvir as batidas do seu coração, agradecer a Deus pela vida – a sua vida.

POR isso, finalmente, queremos lhe convidar a se lembrar sempre de dizer: “Eu me amo!”. Gostar de você, abraçar-se, acariciar-se, cheirar-se... Certamente, você vai começar a perceber que é a pessoa mais especial do mundo.





Do livro “SÓ COISAS BOAS” – Albigenor & Rose Militão / Fortaleza, 2002.





Nenhum comentário:

Postar um comentário